terça-feira, 22 de maio de 2012

                           OS CANTINHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  A importância dos cantinhos na Educação Infantil é imensa. Pois, a Sala de Aula pode e deve ser um ambiente propício para desenvolver todas as habilidades de maneira prazerosa.

 Uma sala de aula de Educação Infantil, geralmente, já possui inúmeros materiais adequados à realização de atividades lúdicas, previamente planejadas com o intuito de desenvolver as habilidades necessárias. Entretanto, alguns "cantinhos" interessantes, muito simples de se criar e, principalmente, enriquecedores para o estímulo a descoberta são essenciais.

 Então, aqui estão algumas sugestões, idéias, que devem ser analisadas e adequadas à cada professor, a cada escola, a cada turma, e até, a cada aluno.

-Cantinho da Pesquisa: Caixa grande de papelão, bastante colorida, para despertar o interesse da crianças, disponibilizar: revistas variadas/ gibis/ gravuras/ fotos/ desenhos diversos. Material que poderá ser utilizado livremente ou, em pesquisa orientada (variedade: alimentação, vestuário, lugares. etc..), que poderá ser complementada por: desenho, criação de histórias orais, comparações entre imagens e sua realidade, etc. Essa exploração favorecerá o vocabulário, raciocínio lógico, criatividade, socialização de conhecimentos e, principalmente o interesse pela leitura e escrita.

-Cantinho da Leitura: É importante que os alunos compreendam a diferença entre este e o cantinho da pesquisa.Nele, livros de histórias infantis diversas e adequadas à faixa etária dos alunos, dispostos em estantes da altura das crianças e almofadas coloridas, tapetes emborrachado ou esteiras para a "Hora da Estória". Esse cantinho estimulará o interesse pelos livros e, ajudará todo o processo de alfabetização, tornando-se imprescindível para tornar a criança um futuro leitor.

-Cantinho da Música: CDs ou Fitas Cassete com diferentes estilos musicais escolhidos pelo professor e, pelo menos, um estilo preferido de cada aluno.Uma caixa com instrumentos musicais, que podem ser confeccionados pelas próprias crianças com a ajuda do professor.

-Cantinho da Sucata:Material bem variado, limpo e que não ofereça perigo (tampas de refrigerantes, palitos de sorvete, potinhos variados, tecidos, etc..), para a construção de brinquedos, bonecos, casinhas, etc., para manuseio e distinção de tamanhos, cores, formas, contagem, separação e agrupamento, etc..

-Cantinho das Dramatizações:Baú com chapéus, óculos, chales, bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas, máscaras. E.. em frente a ele um grande espelho na altura das crianças. Estará pronto o ambiente para atividades corporais de Jogos Simbólicos.

-Cantinho dos Jogos: Jogos Pedagógicos confeccionados em EVA, cortiça, cartolina, madeira, borracha ou sucata. Como também, Quebra-cabeças, Jogos de Encaixe e muitos outros...

-Brinquedoteca:Um canto com brinquedos, também, deve fazer parte do dia-a-dia. Onde as crianças desenvolverão brincadeiras livres ou orientadas pelo professor que, poderá interferir criando situações-problemas comparando-as com a realidade diária, provocando novas descobertas e, dando, mais uma vez oportunidade para a verbalização de idéias e opiniões.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário